Simulador de empréstimo
Projeto desenvolvido para o produto de empréstimo com imóvel em garantia da Creditas, com o objetivo de aprimorar a eficiência na geração de leads, aumentando o engajamento e a taxa de conversão. Essa iniciativa buscava reduzir o Custo de Aquisição por Cliente (CAC).



MY ROLE
UX Research
Análise de dados
Jornada do usuário
Wireframes
Prototipação
Teste de usabilidade/ não moderado
Entrevista com usuários
Stakeholder Management
Teste A/B
Design Estratégico
CONTEXTO
A Creditas é uma fintech brasileira, reconhecida como uma das principais plataformas online de soluções financeiras no Brasil, como empréstimos com garantia de veículos, imóveis e salário. Na equipe de Growth, enfrentamos o desafio contínuo de converter visitantes em leads por meio de melhorias constantes em nossas experiências e jornadas.
Observamos uma lacuna significativa no processo de geração de leads relacionados ao simulador de empréstimo com garantia da Creditas. Ao analisar métricas e realizar pesquisas, identificamos que mais da metade dos usuários que passavam pela jornada de preenchimento do formulário não estavam familiarizados ou não estavam dispostos a oferecer um bem em garantia, requisito exclusivo para esse tipo de empréstimo.
OBJETIVOS
O objetivo principal deste projeto era aumentar a eficiência na geração de leads. Buscamos abordar o desafio de informar os usuários sobre o processo de empréstimo com garantia, de forma a aumentar a compreensão e o interesse dos potenciais clientes.
SOLUÇÃO
Propomos a implementação de uma estratégia centrada no usuário, consistindo na oferta de prévias de simulação antes do preenchimento do formulário de lead. Essas prévias forneceram aos usuários uma visão clara do produto, permitindo a compreensão dos benefícios e implicações antes de fornecerem suas informações pessoais. Esta proposta foi baseada em testes realizados anteriormente e demonstravam que essa abordagem poderia aumentar as taxas de conversão de leads.
Com o simulador, capacitamos o usuário a tomar decisões, mais informadas, ao mesmo tempo que aumentamos a eficiência de geração de leads. Além disso, aumentamos a satisfação do usuário e fortalecemos a confiança na marca.


UX Research
Com base em pesquisas realizadas no formulário com os usuários que percorreram a jornada de empréstimo, identificamos diversas oportunidades:
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Tornar o produto mais informativo e educativo;
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Garantir ao usuário uma experiência reduzida, porém com menor precisão, visando a redução do CAC;
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A landing page do produto desempenha um papel fundamental como ponto de entrada para o usuário, porém, tem sido pouco explorada. Portanto, é necessário revisar o conteúdo e a arquitetura de informação para melhorar sua eficácia como ferramenta de onboarding.
Para validar estas hipóteses, iniciamos com uma colaboração entre as equipes de Acquisition e Home, com o objetivo de propor uma jornada de usuário coerente. Após isso, conduzimos benchmarking, entrevista com stakeholders, bem como testes de usabilidade moderados e não moderados. Utilizando a plataforma Maze, testamos o protótipo inicial de um simulador de empréstimo, visando observar a interação do usuário e coletar feedbacks sobre a experiência.

Desenvolvimento
Com base nos dados obtidos, analisamos quais informações eram essenciais para fornecer ao usuário um resultado assertivo, porém menos preciso. Embora o e-mail não seja obrigatório para este cálculo, optamos por incluí-lo com o objetivo de nutrir o lead posteriormente, especialmente em termos de awareness.
Conseguimos desenvolver um simulador com apenas uma etapa e quatro informações necessárias. Isso resultou em uma tela interativa, onde o usuário pode ajustar o valor e o número de parcelas desejadas, e instantaneamente visualizar os valores das parcelas correspondentes para o crédito desejado.

Resultados
Após o acompanhamento das métricas durante o teste A/B e a implementação do tagueamento do simulador, constatamos que o objetivo desta iniciativa foi alcançado, resultando em uma redução de 10% no volume de leads gerados via site, juntamente com um aumento na eficiência média dos leads.
Entretanto, devido a mudanças nos objetivos da unidade de negócios, o teste foi removido desta jornada específica de empréstimo com garantia e está sendo reavaliado para possível inclusão em outras jornadas e contextos.